Inscrições para o ENEM-2018

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 estão abertas. Completando 20 anos de sua criação, a maior prova do Brasil receberá inscrições até o dia 18 de maio.
A taxa do Enem 2018 permanece no mesmo valor do ano passado: R$ 82. O pagamento poderá ser feito até o dia 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas, aplicativos bancários, internet banking e agências dos Correios que tenham o serviço do Banco Postal.
O boleto da taxa do Enem 2018 é gerado ao fim da inscrição. A confirmação do pagamento pode levar alguns dias para ser feita, já que as agências bancárias precisam repassar os dados para o Ministério da Educação (MEC). 

Pedidos de isenção

Esta foi a primeira edição em que o Enem teve seus pedidos de isenção da taxa antes da realização das inscrições. Os participantes de escolas públicas e de baixa renda puderam solicitar a gratuidade da taxa entre os dias 2 e 15 de abril. 
resultado dos pedidos de isenção foi divulgado em 23 de abril. Dos 3.818.663 estudantes que solicitaram a gratuidade, mais de 500 mil tiveram seus pedidos negados. Eles puderam recorrer até 29 de abril e as respostas foram liberadas no último sábado, 5 de maio, e podem ser consultadas na Página do Participante
O balanço preliminar dos isentos, antes dos pedidos de recurso, mostrou uma queda de quase 30% na concessão da isenção da taxa do Enem. Em 2017, o Inep aprovou a gratuidade de 4.731.592 pessoas contra 3.318.149 deste ano.
Quem conseguiu a isenção da taxa do Enem 2018 também precisa realizar a inscrição até o dia 18 de maio. Para esses estudantes, alguns dados já estarão preenchidos no sistema, como as informações socioeconômicas.
Post a Comment